« Voltar

Padarias resistem mais à crise que lanchonetes

Por Luciana Marinelli

Mais da metade dos restaurantes, lanchonetes e padarias de cinco capitais do paí­s (55,78%) tiveram queda no faturamento de janeiro a setembro deste ano. A retração superou 10% para 38,19% deles e o segmento mais afetado foi o de lanchonetes, que têm na classe C seu principal público. Com a crise econômica, os consumidores dessa faixa de renda são os que mais deixaram de fazer refeições fora de casa.
Os dados constam de pesquisa feita em outubro com 200 estabelecimentos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba pela consultoria especializada em alimentação fora do lar ECD. O estudo será apresentado hoje em evento promovido pelos Distribuidores Especializados em Food Service (grupo Diefs) em São Paulo.
Segundo Enzo Dona, diretor da ECD, por terem um público mais amplo que as lanchonetes, as padarias foram os estabelecimentos menos penalizados pelo cenário econômico adverso, com menor queda tanto de receita, quanto de público 46,5% delas tiveram redução acima de 10% nos nove primeiros meses do ano, enquanto a frequência
diminuiu mais de 10% para 73% das lanchonetes. “Todas as camadas sociais entram nas padarias”, afirma ele, na pesquisa.
De uma forma geral, o fluxo de consumidores caiu mais de 10% para 60,5% dos estabelecimentos. Apesar disso, a maior parte das empresas (52%) manteve o número de funcionários inalterado este ano até setembro. Outras 41% demitiram e 7% contrataram.

Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/4312476/padarias-resistem-mais-crise-que-lanchonetes

Imagem