Há 13 anos a ECD é responsável pela pesquisa oficial da ABF . É uma história da qual nos orgulhamos muito.
Nesta segunda feira, dia 24 de junho, foi apresentada a pesquisa das Franquias de Alimentos referente ao ano de 2018.
Pesquisa ABF Food Service
Maduro e consolidado, Alimentação é, individualmente, o segmento mais representativo do franchising brasileiro. Dados da ABF de 2018 indicam que as franquias de food service tiveram um crescimento de 7% em sua receita ante 2017, saltando de R$ 42,816 bilhões para R$ 45,827 bilhões. Este valor representa 26,2% do faturamento total do franchising brasileiro no período, que foi da ordem de R$ 174,843 bilhões. O segmento somou 33.895 operações num universo de 153.704 unidades, o equivalente a 22%, e das cerca de 2.800 redes de franquias, 762 são de Alimentação, com 27,2% de representação no setor.
A 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service foi apresentada durante o seminário. O estudo indicou que as redes do segmento Alimentação estão se reinventando, com foco na experiência do consumidor, e que a multicanalidade e a saudabilidade avançam.
De acordo com o levantamento, 78% das marcas pesquisadas pretendem investir em tecnologias de serviços delivery em 2019 ante 66% no ano passado. Os pedidos online vêm a seguir, com 68% das projeções de investimento contra 53% no mesmo período.
Outro dado relevante do estudo é a tendência de aumento dos investimentos em tecnologias “front of the house” (à frente do balcão). Entre as marcas respondentes, 47% planejam investir em equipamentos de tecnologia como iPads para menu em 2019. No ano passado, 21% haviam investido. Quiosques e terminais eletrônicos de atendimento vêm em segundo lugar. Enquanto 17% das redes pesquisadas destinaram recursos para estes itens em 2018, 41% delas pretendem fazer o mesmo este ano
Para Enzo Donna, CEO da ECD Food Service, consultoria responsável pela pesquisa, “a cautela do setor [de alimentação] é irmã da maturidade. O setor está mais maduro”, observou.
Encerrando o programa da parte da manhã, profissionais do segmento de Alimentação debateram os principais resultados da pesquisa. O painel contou com a participação de Alan Roque, da Cacau Show, Renata Rochou, diretora da Casa Bauducco, Kadu Vinci, diretor da Domino’s Pizzas, Georgios Frangulis, fundador e CEO da OAKBERRY AÇAÍ BOWLS, Enzo Donna, sob moderação de Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion Consultoria.
De acordo com Renata, o segmento de Alimentação tem “dupla resiliência”. Ela observou “os resultados expressivos, fora da curva”, que demonstram ser um segmento vigoroso”
(trecho copiado) do site oficial da ABF.
Para ver a matéria completa clique no link abaixo:
https://www.abf.com.br/com-seminario-e-pesquisa-de-food-service-abf-abre-franchising-week-2019/?fbclid=IwAR3lfPvfGGaQG6i6gZ9WMc_nThWbuzuT_Xq9NMIaxQwFwTA1MER6cyqqipk